ALGUMAS MUDANÇAS NO JUDÔ COMPETITIVO PELA FIJ(FEDERAÇÃO INTERNACIONAL - ENTIDADE MÁXIMA DO JUDÔ NO MUNDO) QUE SERÃO USADAS A PARTIR DOS PRÓXIMOS CAMPEONATOS.
As regras de arbitragem explicadas
Propostas para o ciclo 2013/2016
Árbitro e juízes:
A arbitragem do combate será feita por apenas um árbitro dentro da área de combate. Este será auxiliado, por mais dois outros árbitros, ou por um membro da Comissão de árbitros e um árbitro, que estarão no vídeo replay e se comunicarão através de um rádio transmissor. Estes árbitros atuarão em um sistema de rodízio. A Comissão de arbitragem irá interferir somente quando julgarem necessário.
Por quê?
Para a pergunta: “Haverá apenas um árbitro arbitrando a luta?” A resposta é claramente não. Haverá sempre três pessoas. Apenas a distribuição dos papéis vai mudar. Em vez de ter três árbitros no tatame, haverá um árbitro na área de combate e um árbitro, sentado à mesa com o vídeo replay. A este árbitro pode juntar um membro da Comissão de arbitragem ou outro árbitro, cuja experiência na utilização do vídeo replay seja reconhecida. Assim, haverá sempre três pessoas para arbitrar uma luta. A comissão de arbitragem intervirá apenas em situações excepcionais. A finalidade desta abordagem é garantir que o lutador que realmente ganhou a luta, deixe o tatame como o vencedor. Os árbitros estarão diretamente envolvidos na vídeo assistência.

Avaliação técnica
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Penalidades:
Durante a luta, poderão ser aplicados três Shidos e o quarto será considerado Hansoku-make (3 advertências e, em seguida, desqualificação). Os Shidos não se converterão em pontos para o outro lutador, apenas a execução de técnicas poderá significar pontos no placar.
Ao final da luta, se a pontuação permanecer igual, ganha aquele estiver com menos Shido.
Se a luta continuar e for para o Golden Score (devido a um empate), o primeiro atleta a receber um Shido perde o combate, da mesma forma, o primeiro atleta a marcar uma pontuação será proclamado o vencedor.
Por quê?
Para evitar o crescente número de competidores que tentam ganhar apenas através das penalidades em vez de tentar ganhar com uma pontuação, e também para restabelecer o equilíbrio em favor das pontuações obtidas por técnicas de judô, desta forma, muda-se completamente a filosofia da penalidade. Penalidades ainda existem, e depois de quatro delas (shido), o atleta será desclassificado, como tem sido até agora. No entanto, não há mais paralelo entre as pontuações (yuko, waza-ari) e as penalidades. A vantagem prevalecerá para o lutador que ataca e pontua. No entanto, se nada for marcado (nenhuma vantagem técnica), aquele que tiver menos faltas irá vencer. Mais uma vez, isto dá a vantagem para o competidor que tenta ao máximo executar técnicas e que está praticando o mínimo de anti-judo.
Ações penalizadas com Shido:
- Romper a pegada com as 2 mãos.
- A pegada cruzada deve ser seguida imediatamente por um ataque. A mesma regra vale para a pegada na faixa e a pegada de um só lado, caso isto não aconteça o atleta deverá ser imediatamente penalizado.
- Os árbitros devem punir os competidores que não façam um rápido Kumikata ou que não permitam que o adversário segure em seu judogui.
- Não é permitido tirar a pegada com duas mãos, nem usando a perna, batendo com a mão ou segurando na calça e puxando para trás, em todas estas situações o atleta será punido com o shido.
- Abraçar em volta do adversário de uma forma direta. (Abraço de urso). Caso haja o kumikata com pelo menos uma das mãos, a ação será válida.
Penalizados com Hansoku-make:
- Todos os ataques ou bloqueio com uma ou duas mãos ou com um ou dois braços abaixo da cintura em Tachi-waza. Em ne-waza a pegada na perna será permitida.
- Em caso, de pegada de perna em Kaeshi-waza (por parte do uke) e a projeção for pontuada com Ippon, permanece a marcação. Caso a pontuação for waza-ari, yuko ou nenhuma marcação, o uke será punido com Hansoku-make.

Ossaekomi e Shime-waza e Kansetsu-waza:
- Continuará sendo válido, mesmo fora da área sempre que iniciar dentro da área de competição.
- Pontuação do Ossaekomi: 10 segundos para Yuko, 15 segundos para Waza-ari e 20 segundos para Ippon.
Ao entrar no tatame, os lutadores devem andar até a entrada da área de combate ao mesmo tempo e realizar a saudação uns aos outros. Após este ritual, os competidores devem iniciar o combate sem realizar o “toque de mãos”.
- Não haverá limite de tempo para o Golden Score (O hantei foi cancelado).
Por quê?
Foi constatado recentemente que um grande número de lutas acabavam no Golden Score com a decisão sendo feita através das bandeiras dos árbitros. Ao se aproximar o fim do combate, alguns
judocas já estavam contando com esta decisão para poder vencer. No entanto, o objetivo principal da luta no judô é e sempre será marcar o ippon, ou pelo menos marcar uma vantagem que faça a diferença. A fim de evitar estes numerosos casos, a decisão através das bandeiras não será mais utilizada durante as lutas. O Golden Score, será a partir de agora “aberto” até que um lutador marque uma vantagem ou até que ele seja penalizado, e a decisão será tomada somente em função do mérito técnico dos judocas.
